
BLEFAROPLASTIA
Cirurgia plástica de correção de defeito na pálpebra
O que é a blefaroplastia?
O termo é usado para definir uma cirurgia de correção de defeito na pálpebra. “Normalmente, usamos esse termo para a correção do excesso de pele e de bolsas na região dos olhos. Ela pode ter um caráter reparador - quando ocorrem tumores ou a sobra de pele é tanta que atrapalha a visão - ou ser útil para rejuvenescer a face”.
Em quais casos a blefaroplastia é indicada?
Ela é indicada para quem tem excesso ou flacidez de pele nas pálpebras, bolsas de gordura na pálpebra inferior e ptose (queda da pálpebra). “Alguns tumores que ocorrem nessa região e o depósito de gordura na pele também são situações em que a blefaroplastia é realizada”.
5 cuidados com a região após a blefaroplastia
A região das pálpebras é conhecida por ter a pele muito fina e cheia de veias, o que proporciona inchaço e coloração arroxeada após o procedimento. Para controlar esses e outros efeitos da cirurgia são indicados:
1) Nas primeiras 24-48 horas é recomendado fazer compressas frias para amenizar o inchaço. Geralmente, após três dias, já começa a ocorrer uma melhora desse aspecto;
2) Por precaução, o paciente é orientado a dormir com a cabeça elevada por 15 dias;
3) Evite massagear, coçar ou fazer qualquer manipulação do local;
4) Tente não fazer nenhum tipo de esforço físico;
5) Evite a exposição solar nessa região por pelo menos 90 dias para garantir uma boa cicatrização.
O resultado da cirurgia é permanente?
Infelizmente, nenhum procedimento estético dura para sempre. “O envelhecimento da pele continua e é importante manter os cuidados nessa região. A pele e bolsa que foram removidas não voltam, mas a perda de colágeno é permanente”.